sexta-feira, 14 de maio de 2010

Nem tudo são rosas...

... por maior que seja a beleza natural. Estou a lembrar-me, por exemplo, que foi a partir dos anos oitenta que o saneamento básico teve um real incremento por todo o Portugal. Em Moçambique, em luta constante pelo progresso, chegará a hora. Que espero seja breve, para bem estar das suas gentes. O Paquitequete, sentinela da Baía de Pemba, merece!

A notícia:
"Paquitequete é o bairro mais antigo da cidade de Pemba, possui mais de 13.000 habitantes e parece estar esquecido e parado no tempo.
A zona não possui casas de banho públicas, o que leva com que os moradores pratiquem o fecalismo a céu aberto e quando a maré sobe as casas ficam inundadas com a água.
Moram no bairro de Paquitequete arredores da cidade de Pemba, um bairro que conta com 13.314 habitantes segundo as estatísticas do censo populacional de 2007.Vários problemas afectam os residentes, só para elucidar, quando a maré sobe todas as casas ficam inundadas e os proprietários são obrigados a retirarem-se e procurar um lugar por algumas horas até que a maré baixe.

Mussa Majavira um dos moradores mais antigos do bairro lamenta a situação.
Por incrível que pareça os moradores a qualquer hora do dia deslocam-se a praia para defecar, sob olhar de outros vizinhos.
Homens, mulheres e crianças não se separam para praticar o acto, e o mais caricato é que por ali toma-se banho, pesca-se e vendem-se produtos alimentares.
Fonte: TIM"

Nenhum comentário:

Postar um comentário