domingo, 28 de abril de 2013

O Cruzamento do Almeida (ANCUABE)

Não quero, nem vislumbro que ganharia com isso, em vir aqui ao Parrot, enaltecer a imagem dos meus falecidos pais. No entanto, as fotos que me chegaram, via mão amiga, de locais que foram de labuta, de amor e dedicação à terra, por parte dos meus ascendentes directos, evocaram-me factos de que, sem disso fazer alarde, ainda hoje, depois de 40 anos, me orgulho e em que me procuro rever.
Almeida, o apelido do meu pai, foi nome de que o Cruzamento para Ancuabe se foi assenhoreando, muito, ou quase tudo, por reconhecimento à postura que os meus pais sempre tiveram na região onde se fixaram em Moçambique. O povo macua é genuíno e valoriza a gratidão..
Sendo o meu pai funcionário do I.A.M., não podia exercer actividade comercial. Fé-lo a minha mãe, após ter deixado de dar aulas no Ensino Primário de Ancuabe. Deslocando-se, diariamente, desde Ancuabe até àquele Cruzamento, onde tinha a loja, a minha saudosa mãe, que já era conhecida pela sua bondade intrínseca, saltitava de entre o balcão e a varanda do estabelecimento, levando a sua caixa de bisnagas de penicilina, com que ia procurando curar as crianças acometidas por um surto de conjuntivite. O seu relacionamento com as mulheres da povoação era já tão marcante que, como clientes ou como simples visitas, poucas seriam as que não vinham, logo pela manhã, saudá-la com os "Bons-Dias" e um sorriso sincero.
Recordei a minha saudosa mãe e recordei aquela boa gente do Cruzamento do Almeida, espelhadas nas paredes daquele edifício, que são testemunho vivo do labor e da sã convivência entre Gente que só tropeções da História poderiam ter separado.

3 comentários:

  1. Amigo Zinho Pemba, Alf. Branquinho, gostei de ver este breve documentario de uma zona algumas vezes atravessadas por mim. Pela 1ª vez na minha vida comi um bom bife de javali e uma bazuca bem fresca, servida pela tua mãe em Ancuabe, quano sai de P. A. para Muaguide para acabar em Meluco. Um abraço

    ResponderExcluir
  2. Amigo sou natural de cruzamento(Ancuabe) ou de almeida gostei de ver este breve documentario de uma zona por mim sou natural. Um abraço

    ResponderExcluir
  3. A sua terra diz-me muito, amigo. Quando os meus pais estavam por lá, aquele cruzamento e o aldeamento eram conhecidos por MUGUIA nome do Régulo.
    Fico satisfeito por ter gostado. Abraço.

    ResponderExcluir